Páginas

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

As Fantasias dos pequenos *1

Bom, esta publicação é mais para os pais ou futuros pais.
Hoje de manha estive a falar com a mulher sobre o como seriam os dias festivos, como o Natal e isso. Ainda não chegámos a um consenso.. Se é o menino Jesus ou o Pai Natal, a mulher quer contar à pequena criança que é o Pai Natal que traz as prendas mas é o menino Jesus que diz o que deve levar, e que aos 7 anos o nosso filho vai receber uma carta do menino Jesus a dizer que a partir desse dia vão ser os pais a dar as prendinhas no Natal. Na minha opinião acho errado, acho que todas as crianças devem fazer a transição do Pai Natal por si mesmas (refiro-me a puxarem a barba, aquilo sair ou a discutirem com as outras crianças no jardim escola ou a perseguirem o Pai Natal pela casa enquanto ele tenta fugir de casa depois de ter deixado os presentes (sim foi o que me aconteceu)), não serem os pais a quebrar o mundo perfeito de que no Natal vem um homem velho com barba e renas pelo céu, etc etc.

E isto não acontece só no Natal, temos o Coelhinho da Pascoa e a Fada dos Dentes, estes dois geraram confusão hoje de manha. Eu sou apoiante do Coelhinho da Pascoa e a patroa da Fadita, e começamos a dar uns argumentos bastante plausíveis, ela dizia que o Coelho da Pascoa não existe porque é impossível um coelho por ovos, e eu contra argumentei que ele tinha um galinheiro! E quando eu referi o facto da Fada ter de dar aquele dinheiro todo, a resposta que recebi foi que a Fada era rica... Isto foi uma conversa interessante mas só quando estava a escrever é que pensei, as crianças não vão ao fundo da questão, os pais são como os sábios da antiguidade, nós dizemos e é verdade! Por isso não temos que nos preocupar se acreditam, temos que nos preocupar é em explicar o porque é que não existem quando perguntarem-nos.

Isto é bom porque não tem haver só com feriados ou épocas festivas, mas também para os assustar como por exemplo o papão, o homem do saco, entre outros (isto depois já é à escolha dos pais). Eu por acaso estou a pensar em criar um bicho mau para o meu filho comer tudo e se portar bem!! Isto não faz de mim um mau pai, mas sim um pai dedicado!

1 comentário:

Teresa Crispim disse...

Toda a gente sabe que os coelhos não põem ovos e toda a gente também sabe que a Fada dos dentes é rica :)