Páginas

terça-feira, 8 de abril de 2014

Uma crise de escrita (literalmente)

Eu tenho um problema enorme, gosto de escrever historias de fantasia com dragões na idade medieval com seres que não existem, mas nunca consigo fazer com que fique bem, ou então quando tenho 25 paginas escritas alguma coisa acontece e perco aquilo tudo... E quando volto a recuperar já tenho tantas ideias que nunca consigo enquadrar com o que já tenho escrito.. Agora optei por fazer por partes, estou a criar personagens e a fazer já um ''mapa'' de onde tudo se vai passar, o meu problema é que encalho sempre quando tenho mais pica para escrever.. Ou não sei que nome dar às personagens (porque eu gosto de inventar nomes assim estapafúrdios) ou não arranjo maneira de dar relevância à historia da personagem. E o que me dificulta mais a escrita (ou assim eu penso) é o facto de não ler livros do mesmo género...

A mulher já disse para eu manter o nr de personagens reduzido, e até agora tenho conseguido!!! (VIVA para mim)

Estou a pensar em abrir outro blog quando começar a ter historia mesmo escrita, mas não sei se o deva fazer e gostaria que alguém me desse uma opinião sobre isso.


(Vá lá pessoal, ajudem aqui um pobre coitado, com tantas pessoas a ver alguém tem de ter alguma coisa a dizer, nem que seja em anónimo)

2 comentários:

Bernardo Martins disse...

Olá Bernardo!

Olha, acho que antes de começar mesmo a escrever, podias começar por escolher algumas personagens mais importantes para a história ou que já tens em mente para alguma situação interessante. Pensar já em nomes, traços de personalidade e características físicas mais marcantes. Depois podias começar pelos espaços. Visto que já tens um mapa ou a ideia de o construir em mente, será mais fácil, provavelmente, criares espaços com características únicas ou completamente banais. Por fim, podias pensar na história mesmo que queres desenvolver, que poderás moldar como bem te apetecer, daí para a frente. O importante para não perderes o ritmo, se calhar, será ires acrescentando situações na vida das personagens da sua vida no passado, que as levem a ser como são hoje ou que as marquem de alguma maneira. Se calhar, poder-te-á ajudar a manter o ritmo e o interesse pelas mesmas e por escrever mais e mais.

Isso é só o que eu penso, mas pouco percebo do assunto. Também queria começar por fazer isso, mas tenho tipo pouco tempo ou cabeça para pensar nisso. Mas acho que fazes muito bem em fazê-lo! Acho que, apesar de não leres, deverias ler os livros da guerra dos tronos (em inglês, são só 5). São bastante bons para ficares com uma pequena noção do que podes escrever ou por onde começar ou como desenvolver uma história. Pode é ter o efeito adverso de te prender ao ponto de não conseguires imaginar mais nada (para escrever) para além daquilo que leste. Ainda assim, acho uma boa opção :)

Espero que conseguias fazer alguma coisa disso!

Abraço,

Bernardo Martins (Gang FODÃO, lembraste? :P)

Unknown disse...

Obrigado pelo comentário Bernardo. Nas personagens e isso não ando com muitos problemas, o problema mesmo é o ritmo como tu dizes. Tenho dias que quero escrever muito, depois tenho um bloqueio que faz com que não escreva durante muito tempo. O que quero fazer é não me preocupar com a historia em si (em escrever tudo de seguida, vou escrevendo o que me ''apetece'', partes da historia completamente random (mas tudo a ver com as personagens e isso) e depois tentar encaixar e moldar a historia para esses eventos.

No que toca a não ter lido, acho que tanto me trás vantagens como desvantagens, no que referiste de ficar focado num só ponto mas ao mesmo tempo tenho ''menos conhecimentos'' sobre o mesmo assunto.

Isto vai sendo escrito, nem que seja nos 5 min que estou no autocarro ahahahah.

Abraço

E claro que me lembro do gang FODÃO!